top of page

Santa Clara, uma luz em tempos sombrios

  • bozumiiiiii
  • 11 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Biografia de Santa Clara


Santa Clara de Assis, nascida Chiara Offreduccio em 1194, em Assis, Itália, é uma das figuras mais reverenciadas da Igreja Católica. Filha de uma família nobre, desde jovem Clara demonstrou uma inclinação profunda pela espiritualidade e pela caridade. Aos 18 anos, inspirada pelo exemplo de São Francisco de Assis, renunciou aos privilégios de sua origem e decidiu viver uma vida de pobreza, fundando a Ordem das Pobres Damas, mais tarde conhecida como Ordem das Clarissas. Clara viveu de forma radical o ideal franciscano, dedicando-se à oração, à penitência e ao cuidado dos pobres e doentes. Faleceu em 11 de agosto de 1253, sendo canonizada dois anos após sua morte pelo Papa Alexandre IV.


História com São Francisco de Assis


Santa Clara e São Francisco compartilharam uma amizade espiritual profunda e duradoura. Clara encontrou em Francisco um modelo de vida evangélica, e foi ele quem a auxiliou na fuga de casa para seguir sua vocação religiosa. Na noite de Domingo de Ramos, em 1212, Clara deixou sua casa e, na pequena capela de Porciúncula, nas mãos de Francisco, consagrou-se a Deus. Francisco cortou-lhe os cabelos e lhe deu um hábito simples, simbolizando sua nova vida. Juntos, eles estabeleceram uma nova forma de vida religiosa para as mulheres, baseada na pobreza absoluta, na oração e no serviço aos necessitados. Francisco sempre foi um guia e conselheiro para Clara, e ela, por sua vez, apoiou e fortaleceu a missão franciscana com sua oração e seu exemplo de santidade.


Milagres


Santa Clara é associada a vários milagres, tanto em vida quanto após sua morte. Um dos mais conhecidos ocorreu quando um exército sarraceno, a serviço do imperador Frederico II, tentou invadir o convento de São Damião, onde Clara vivia com suas irmãs. Doente e acamada, Clara foi levada à porta do convento, segurando o Santíssimo Sacramento. Em oração, pediu a Deus que protegesse suas irmãs e, milagrosamente, os soldados recuaram, deixando o convento em paz. Outro relato milagroso envolve a multiplicação dos pães, quando Clara, com poucos recursos, conseguiu alimentar um grande número de irmãs no convento. Muitos também testemunharam a sua capacidade de curar enfermos, tanto durante sua vida quanto após sua morte.


Oração a Santa Clara


Ó gloriosa Santa Clara, que seguiste tão fielmente as pegadas de São Francisco, vivendo na pobreza e na humildade, rogai por nós para que possamos também buscar a verdadeira riqueza do amor de Deus. Intercedei por nós junto ao Senhor, para que Ele nos conceda a graça de viver em santidade e simplicidade, e para que possamos, com vosso exemplo, enfrentar as dificuldades da vida com coragem e fé. Santa Clara, protetora da pureza e defensora dos pobres, guiai-nos no caminho da luz, para que, ao final de nossos dias, possamos alcançar a glória eterna. Amém.

Comentários


Post: Blog2_Post

©2024 por Rosa Magnífica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page