Em tua honra, Santa Mãe de Deus
- bozumiiiiii
- 24 de jun. de 2024
- 4 min de leitura

Todos os dias devemos honrar a Santa Mãe de Deus, a Rainha exaltada que recebeu das mãos do Pai toda a criação como um ato de amor divino. Entre todas as criaturas, Maria foi a única digna de conceber o próprio Deus em seu ventre sagrado; a única merecedora de alimentá-lo e criá-lo. Quem mais poderia ser digno de tão sublime honra? Entre todas as criaturas, quem mais amou o nosso Senhor do que sua Santíssima Mãe? Os anjos se curvam diante de sua imensa grandeza e entoam um solene "Ave!" para aquela que amou o Criador com todo o seu ser.
Ó Santa Mãe, tua humildade te fez digna, pois entre todas as criaturas terrenas, eras a única que não se considerava merecedora de receber o Senhor. Para que o teu nome seja sempre lembrado e para que a serpente seja continuamente esmagada sob os teus pés, apresentamos aqui o capítulo II da obra "De corona virginis", de Santo Ildefonso. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Topázio, a pedra preciosa da coroa da Virgem.
Virgem cheia de todas as graças, toda límpida e serena, santa e bendita, reclinada, dourada e transparente, co-adaptada à beleza e glória do Filho de Deus, para louvor e glória de vossa excelência, em primeiro lugar de vossa gloriosa coroa, coloco a pedra topázio, o esplendor de todas as pedras. Superação; o que bem pertence ao ornamento da tua nobre coroa, na medida em que tu, dulcíssima Senhora, assim como dominas todas as mulheres com a beleza da carne, assim superas todos os santos e todos os anjos na excelência da santidade. Pois toda a sua vida foi para todos um modelo de santidade e perfeição, e uma disciplina regular de boas maneiras. Se alguém é recomendado na fé, quem é mais rico nela do que você? Se estiver com esperança, quem é mais paciente? Quem é mais fervoroso na caridade? Se for na religião, quem é mais honesto? Quem está mais interessado em ler? Quem é mais dedicado na oração? Quem é mais preciso na contemplação? Quem é mais visceral em piedade? Quem é mais gentil em gentileza? Quem é mais puro na castidade? Quem é mais puro em virgindade e temperança? Quem tem um conhecimento mais abundante? Quem é mais eloquente na justiça? Quem é mais forte contra a adversidade? Qual santo ou anjo penetrou mais fundo nos mistérios divinos? Quem atraiu mais abundantemente a graça divina para si? Quem contemplou a mais alta majestade com mais clareza e lucidez? Mereces então, Senhora, no ornamento da tua cabeça, obter um topázio, mais proeminente que qualquer outra pedra; porque superas todos os santos e anjos na beleza das virtudes, no esplendor dos carismas e nas coroas dos méritos. Portanto, pela beleza de todos os bens que possuis e pela abundância mais abundante de toda misericórdia, tu atrais os pecadores ao perdão, conduzes os lutadores à coroa dos bravos, conduzes os justos à glória incorruptível. Tu, Senhora do mundo, rainha do céu, tiraste a escravidão, restauraste a liberdade, assumiste a morte, deste a vida, enquanto deste à luz o nosso Salvador, o Filho de Deus. Tu, Senhora, nos refrescas na angústia, nos fortaleces na adversidade, nos fortificas na fraqueza, nos livras na morte, nos resgatas dos demônios, nos retiras da morte eterna, nos abres a porta do paraíso e nos unes ao nosso Redentor. Tu, mãe da indulgência, desamarras os presos, prendes novamente os soltos, suavizas as adversidades, perdoas os quebrantados, redimes os culpados, restauras os ofensores, alivias os caídos, revives os desesperados, renovas a honra, reformas a confiança, infundes força e graça. Tu controlas a indignação, restauras a herança perdida, nos separas do diabo, nos purificas do pecado, nos reconcilias com Deus.
Oração:

Ó Virgem Dourada, santíssima mãe de Deus, felicitação dos anjos, exultação dos patriarcas, alegria dos profetas, júbilo dos apóstolos, doçura dos mártires, deleite dos confessores, harmonia das virgens, inclina para mim os teus piedosos ouvidos, volta esses olhos misericordiosos para mim. Estou cego, ilumina-me; sou fraco, concede-me a salvação; estou morto, reviva-me. Pois pelo teu olhar caridoso os gemidos se alegram, pelo teu toque mais suave os enfermos são curados, pelo teu perfume rosado os mortos são revividos; e todas as coisas boas que acontecem no céu são dadas pelos teus méritos ou obtidas pelas tuas orações. Olha, então, Senhora, para este miserável pecador, sombrio de pecados, rodeado de muitas misérias. Por ti, Virgem Santíssima, que meus laços sejam quebrados, minhas dívidas perdoadas, minhas coisas quebradas reparadas, minhas coisas velhas renovadas, minhas coisas fracas solidificadas, minhas coisas perdidas restauradas, minhas coisas inacabadas completadas. Pela tua graça a vontade é purificada, a mente brilha, a alma se inflama, o peito derrete, o sabor se adoça, a aparência se embeleza. Ajuda-me a ser uma lâmpada pela qual sou iluminado, uma doçura pela qual me refresco, uma virtude pela qual me consolido, uma força pela qual sou sustentado. Longe de mim esteja uma palavra injusta e enganosa, um mau pensamento, uma má obra. Que a tua graça dirija toda a minha vida; tua presença ilumine minha mente; que tua misericórdia me leve à vida eterna. Pois na verdade você é, e sua vida está certa para essa glória, pois está unida aqui. Ó mãe! pela qual o cume do céu é alcançado, aqui através de ti é recebida a assembleia dos humildes. Favo de mel, véu de doçura, e a brancura da flor; senhora do mundo, vínculo da caridade, conjuntura do amor, purificando os crimes; dignidade virginal decorada com o lírio, segunda virgindade exaltada num trono; rainha dos anjos, remédio da saúde, flor do vale; disciplina das virtudes, cortina da pureza, luz do coração; rainha sobrenatural, rainha do mundo, do trono de Cristo, conduza contigo os pequeninos para a glória dos santos depois do exílio. Amém.
Comentários